A 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm), promovida pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), divulgou seus resultados com números expressivos e grande participação nacional. Com o tema central “A Gestão dos ODS nas Organizações”, a edição deste ano focou nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima) e ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes).
A competição contou com 38.286 estudantes inscritos e 1.391 professores representantes, premiando participantes de 510 municípios brasileiros com 251 medalhas de ouro, 254 de prata, 253 de bronze e 6.601 menções honrosas. As provas e desafios gamificados foram aplicados entre os dias 2 e 6 de junho, nos formatos on-line e impresso, para dois níveis: Ensino Médio/Técnico e Ensino Superior/Profissionais.
No Rio Grande do Norte, o destaque foi o estudante Ruan Silva, graduando em Administração pela UFRN, que conquistou pela segunda vez a medalha de ouro na categoria Ensino Superior. Este ano, Ruan se posicionou entre os melhores do país no nível 2 e foi convidado pelo CRA-RJ para receber a premiação presencialmente. Para ele, participar da OBAdm é uma experiência enriquecedora: “Além de estimular as competências que um gestor deve ter no presente, é uma forma de prepará-lo para o futuro em um mundo de constante transformação social e tecnológica”, afirmou.
Outro destaque no estado foi a Escola Estadual Dr. Antônio de Souza, localizada em Parnamirim, que teve uma participação expressiva na competição e se destacou com a conquista de várias premiações. A escola obteve uma medalha de ouro com o estudante Emerson Xavier da Silva Filho, do 1º ano do Ensino Médio, e uma medalha de prata com Maria Luiza Guilherme Pereira, do 3º ano. Além disso, quatro alunos conquistaram medalhas de bronze: Hellen Cristina Rodrigues de Souza, Ana Beatriz Viana de Oliveira, Letícia Campelo dos Santos e Sarah Beatryz da Silva Gomes. A instituição também recebeu 38 menções honrosas, evidenciando o desempenho coletivo e o comprometimento dos estudantes.
O coordenador dos cursos técnicos de Administração e Logística da escola e orientador da turma, professor Raério Canário, destacou o desempenho dos alunos: “Foi um feito incrível, um testemunho do excelente desempenho e dedicação de nossos alunos e professores. Estamos orgulhosos dos nomes dos nossos seis alunos medalhistas e dos 38 que receberam Menção Honrosa. Um reconhecimento importante pelo seu esforço e desempenho”, concluiu, parabenizando a todos pela conquista e por fazerem da escola um exemplo de qualidade e excelência.
A OBAdm reforça a importância da educação para a construção de um futuro mais justo, sustentável e inovador, além de reconhecer talentos em gestão em todas as regiões do país.