O setor de Fiscalização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte concluiu, em dezembro, as últimas ações de 2025, dedicadas à orientação, sensibilização e fiscalização das atividades da Administração Pública junto às prefeituras municipais do estado.
Nos dias 02 e 03/12, a equipe, formada pela coordenadora, Adm Tatiana Costa Pinto e pelo fiscal, Adm. Fábio Maia, esteve nas prefeituras de São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Pedra Grande e Parazinho fortalecendo o diálogo institucional e levando informações estratégicas sobre quadro de pessoal, supervisão de estagiários, contratos vigentes e o Índice de Gestão Municipal (IGM).
Ao longo do ano de 2025, 21 municípios do Rio Grande do Norte receberam a equipe do Conselho. Nas prefeituras, a equipe levou orientações sobre: perfil e estrutura do quadro de pessoal; contratos administrativos; Supervisão e acompanhamento de estagiários; apresentação e orientação sobre o Índice de Gestão Municipal (IGM), desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração e atualizações sobre as atividades profissionais e contratuais vinculadas à Administração.
Resultados expressivos da Fiscalização
O trabalho do setor de fiscalização, em 2025, reforçou o papel do CRA-RN na regulação, defesa e fortalecimento da profissão e das atividades dentro do campo da Administração. Entre os principais resultados alcançados, merecem destaque:
- 857 CBOs fiscalizados e 311 regularizados;
- 37 contratos fiscalizados.
Do total de contratos fiscalizados, 12 empresas já estavam registradas, 15 foram liberados e 10 novos processos de fiscalização foram instaurados.
Com essas ações o Conselho reafirma seu compromisso com a regularidade das atividades profissionais, a eficiência da gestão pública e o fortalecimento de vínculos com as prefeituras do estado, promovendo uma Administração mais ética, técnica e alinhada às normas vigentes.
