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Inteligência Artificial atrai profissionais para o ADM na Prática

O projeto ADM na Prática realizou a sua primeira oficina online, esta semana, sob o comando da professora titular do DEPAD/UFRN e Diretora de Formação Profissional do CRA-RN, Adm. Dra. Maria Valéria Pereira de Araújo e o Professor do PPGA/UFRN, Dr. Max Leandro de Araújo Brito.

Os instrutores, destacaram que o tema “Casos de Decisão: construindo com ChatGPT”, teve como objetivo a construção de mini casos para serem aplicados em treinamentos e desenvolvimentos de pessoas, de forma a desenvolver competências nos alunos de Administração.

Esta terceira edição do projeto, contou com 36 participantes e, também foi destinada a professores e coordenadores que querem aplicar em suas disciplinas, casos e mini casos para desenvolver as competências dos alunos, associando a teoria e a prática de situações que envolvem o processo decisório, com os alunos se colocando no lugar do gestor, em uma situação de decisão. Também pode ser aplicado no treinamento de gestores e lideranças nas empresas.

O presidente do CRA-RN, Adm. Flávio Emílio Cavalcanti, abriu a sala online e falou sobre a importância do projeto ADM na Prática para profissionais, alunos e, também, professores de Administração precisam construir casos para ensino com o uso da inteligência artificial, no caso o ChatGPT.

Ao iniciarem a oficina, os instrutores apresentaram conceitos que foram selecionados já com o uso da inteligência artificial.

Após a discussão teórica, foi apresentado o ChatGPT, seus comandos e funcionalidade, para que os alunos construíssem casos, utilizando a ferramenta, seguido por um momento de reflexão sobre como a inteligência artificial pode auxiliar tanto profissionais no desenvolvimento de treinamentos, como professores, aplicando em suas disciplinas de uma forma mais prática, em sala de aula.

Na segunda parte da oficina, os alunos foram divididos em grupos, para criarem um problema e encaminharem um comando para criação de um mini caso, com perguntas relacionadas a este problema de decisão, na área da administração.

Ao final, cada grupo, apresentou seu mini caso e as respostas que seriam utilizadas em cada situação.

Após o término, os instrutores aplicaram uma avaliação entre os participantes e, de acordo com a professora Valéria, os feedbacks foram altamente positivos. “Eles ficaram surpresos, nem imaginavam que o ChatGPT poderia colaborar na construção de casos e, alertaram sobre a necessidade de um tempo maior para trabalharem na construção dos mini casos”, informou.

A boa aceitação por parte dos alunos pôde ser comprovada através dos comentários no chat da plataforma pela qual foi transmitida a oficina.

Para Laís Nascimento, a oficina foi extremamente produtiva. “O aprendizado sobre fazer o melhor uso e aplicação do chat no nosso dia a dia, de maneira correta e com uma base de conhecimento já adquirida, gera bons resultados. Com todas as dicas e refinamentos expostos, temos diversas possibilidades a explorar”, afirmou.

Mariene Albuquerque, também despertou para as inúmeras possibilidades que o uso do ChatGPT oferece na criação de casos. “Foi muito bom! Parabéns e obrigada pela partilha de conhecimento!”, comemorou.