Você está visualizando atualmente CRA-RN intensifica ações fiscalizatórias e propositivas no interior do estado

CRA-RN intensifica ações fiscalizatórias e propositivas no interior do estado

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA-RN), composta pela coordenadora, Adm. Tatiana Costa Pinto, e pelo fiscal, Adm. Fábio Maia, segue avançando com o projeto de interiorização, levando aos municípios potiguares ações que unem orientação, sensibilização e fiscalização. O objetivo é reforçar a valorização, o reconhecimento e a importância da presença de profissionais de administração para potencializar uma gestão pública qualificada.

Durante as visitas aos municípios de Pedro Avelino, Jardim de Angicos, Santa Cruz, Caicó e Jardim de Piranhas, são apresentados cenários e tendências, além de apontadas as irregularidades identificadas. Entre os temas discutidos, destacam-se a relevância da fiscalização preventiva e orientativa como instrumento de fortalecimento institucional entre o CRA-RN e as gestões municipais; a necessidade de modernização administrativa e ampliação dos quadros efetivos para absorver o capital intelectual de egressos da área de administração; a intensificação da fiscalização em contratos vigentes; e a identificação do exercício ilegal da profissão em 122 cargos de atribuição privativa dos administradores, distribuídos por essas localidades. Também é ressaltada a importância da supervisão de estágio por profissional registrado no CRA e o uso do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) como ferramenta estratégica para subsidiar decisões dos gestores.

As ações incluem ainda a realização de pesquisa de opinião junto às prefeituras, buscando compreender, pela ótica do gestor municipal, os principais desafios enfrentados e a relevância do monitoramento, orientação e fiscalização do Conselho. Além disso, o trabalho visa incentivar mudanças estruturais nas legislações locais, como ajustes nas leis orgânicas e nos planos de cargos e carreiras, criando vagas específicas para administradores, tecnólogos, gestores públicos e técnicos em administração.

Segundo a coordenadora de Fiscalização do CRA-RN, Adm. Tatiana Costa Pinto, as visitas presenciais representam uma oportunidade de aproximação e diálogo direto com os gestores, em especial secretários de Administração. “É um momento de ação propositiva e corretiva, no qual entendemos os desafios reais da gestão municipal e reforçamos o potencial dos profissionais de administração na melhoria do desempenho da gestão pública”, destacou.