O presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA-RN), Adm. Flávio Emílio Cavalcanti, participou, nesta terça-feira, da Reunião Técnica e Estratégica para a organização do 32º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Rio Grande do Norte.
Representando o Sistema CFA/CRAs, também estiveram presentes o conselheiro federal pelo RN e diretor da Câmara de Formação e Educação (CFE), Adm. Júlio Rezende; o diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP), Adm. Emerson Clayton Arantes; e o coordenador da CGP, Marcelo Gomes.
O encontro reuniu representantes estaduais e federais das áreas de controle, contas e gestão. O objetivo foi promover sinergia entre os diferentes atores envolvidos, alinhando estratégias de atuação voltadas para o fortalecimento da transparência, do controle social e da melhoria da gestão das parcerias no setor público.
O Fórum acontecerá em Natal, nos dias 8 e 9 de maio de 2025, na Escola de Governo. A iniciativa integra uma série de eventos regionais promovidos pela Rede de Parcerias — estrutura que conecta o governo federal, estados, municípios e a sociedade civil organizada, visando à articulação institucional e ao fortalecimento das práticas de governança pública.
As etapas regionais dos Fóruns têm como foco a integração entre os entes federativos e organizações atuantes nas “transferências de recursos e parcerias da União”, com o intuito de aprimorar a gestão pública, promover o bom uso dos recursos públicos e garantir maior efetividade às políticas públicas nos municípios.
A Etapa RN é promovida pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pela Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e da Gestão (Seplan).
Em Natal, para participar do evento, o diretor da CGP/CFA, Adm. Emerson Clayton Arantes, destacou a importância da Rede de Parcerias para o fortalecimento da gestão pública nos municípios, como espaço de capacitação, diálogo e participação. “O CFA já faz parte há seis anos desta Rede e acabamos de renovar o Acordo de Cooperação com o Ministério. O CRA-RN foi o primeiro regional a aderir e está participando como interlocutor aqui no estado, para que possa estar disseminando os produtos da Gestão Pública que o CFA tem a oferecer aos municípios do RN, através da Câmara de Gestão Pública, como o IGM-CFA, as capacitações como Workshops de Gestão Pública, e também levar aos municípios as nossas ferramentas: a Agenda Municipal, Planejamento Estratégico Municipal, Prêmio Guerreiro Ramos, etc”, explicou.