You are currently viewing CRA-RN leva o Prêmio Guerreiro Ramos pela segunda vez

CRA-RN leva o Prêmio Guerreiro Ramos pela segunda vez

No início desta semana o Conselho Federal de Administração-CFA divulgou o resultado do Prêmio CFA Guerreiro Ramos – edição 2023.

A estudante Dayane Caroliny Pereira, estudante do 4º período do curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFRN e registrada no CRA-RN Jovem, conquistou o 1º lugar da categoria  

É a segunda vez que o CRA-RN chega ao podium do prêmio, nesta categoria. Em 2021, a estudante Laís Stéphanie Bazílio da Silva, também foi vencedora.

O Prêmio Guerreiro Ramos visa estimular o desenvolvimento e o compartilhamento de práticas inovadoras de gestão e de pesquisas científicas na área da Administração Pública, através do reconhecimento de trabalhos que sirvam de referência ou de inspiração para outras iniciativas capazes de transformar e melhorar continuamente a gestão pública brasileira.

O artigo de Dayane Caroliny, com o tema “A Influência da Capacidade Absortiva Sobre o Desempenho do Programa Previne Brasil nas Capitais Brasileiras”, foi o vencedor na categoria “Pesquisa Científica” e teve como orientador da pesquisa, o professor Dr. Miler Franco D’Anjour.

O trabalho foi feito especialmente para concorrer ao prêmio, por sugestão do professor Miler, que teve como estímulo, o fato de uma aluna da mesma instituição já ter sido vencedora, no caso, Laís Stéphanie. Dayane foi a única aluna do grupo que se interessou em participar do prêmio e passou a trabalhar por cerca de quatro meses, aguardando a publicação do edital.

Ao falar sobre a escolha do tema, ela afirmou que é uma estudiosa da área de saúde. “Gosto muito da área, pesquiso muito e leio muito sobre o assunto, principalmente a saúde pública. E estudar a Gestão Pública da área da saúde, para mim, é o máximo, tenho muita paixão”, declarou.

O resultado do concurso foi muito esperado e, a princípio, Dayane não acreditou quando viu a sua classificação. “Tive que abrir o site duas vezes para acreditar”, contou.

Perguntada sobre o futuro a partir deste prêmio, a aluna falou que vai continuar estudando a área da saúde. “Vou ver como eu posso contribuir para a saúde pública, através do estudo das teorias, das capacidades dinâmicas absortivas e das políticas públicas da saúde e fazer meu doutorado”, planejou

Como vencedora da categoria, a aluna receberá um prêmio no valor de R$ 6.000,00, um troféu e um selo de reconhecimento do CFA. O professor orientador, Dr. Miler Franco D’Anjour, receberá uma Menção Honrosa.

 

A pesquisa

Para quem não conhece, o Programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

O estudo consistiu, inicialmente, em estudar os indicadores, as políticas públicas de atenção primária à saúde, toda a parte teórica. E teve como objetivo avaliar a influência das capacidades absortivas sobre o desempenho da Atenção Primária à Saúde a partir do Indicador Sintético Final (ISF) nas capitais do Brasil nos anos de 2021 e 2022.

 

Currículo

Dayane tem 32 anos e faz estágio na FUNCERN. Tem graduação em Enfermagem (UFRN), Mestrado em Saúde Coletiva (UFRN), é pós-graduanda em Saúde Digital (UFG) e Graduanda em Tecnologia em Gestão Pública (IFRN).