Você, administrador norte-riograndense, pode sentir-se em casa no Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte.

Nossa ampla sede é localizada em uma área de fácil acesso, no bairro de Lagoa Nova, coração da cidade de Natal. Ela conta com um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão, tudo para que os administradores do nosso estado tenham um espaço dedicado a eles e a sua profissão, que atenda plenamente às suas necessidades.

Sejam bem-vindos e lembrem-se: a Casa é sua!

No Rio Grande do Norte, o Conselho Regional de Administração foi criado em 28 de dezembro de 1988. Na década de 80, funcionava em uma pequena sala, ainda como Delegacia. Gerenciada pela administradora Elza Maria dos Santos, a sede pertenceu ao regional de Pernambuco e, posteriormente, ao da Paraíba. Administradores como Wilson Celandroni Flores, Hélmani de Souza Rocha, Lúcia Almira de Medeiros Chacon, José Arimatés de Oliveira, Cristina Varela de Albuquerque Cariello, Janete Lima, José de Oliveira Martins, Aderson Lourenço de Araújo (in memoriam) e Ione Salem se destacaram naquele período.

Em 1988, a realização da 9ª edição do Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA) foi a oportunidade para a implantação do Conselho no Rio Grande do Norte. “A obra construída foi resultado do trabalho de um grupo aguerrido. Não tínhamos recursos nem cadastro organizado, mas fomos à luta!”, afirmou a primeira presidente do CRA/RN, Ione Salem.

Na ocasião, o conselheiro federal, Adm. Rui Otávio Bernardes de Andrade, apoiou a criação e formação do órgão: “Emito o parecer pela garra, integração, liderança e capacidade de luta dos participantes”. O grupo, que se auto renova, permanece integrado até os dias de hoje.

Durante todos estes anos, o CRA/RN contou com a participação de vários administradores que deram sua contribuição à autarquia e integrou as Instituições de Ensino Superior (IES) por meio do Fórum de Coordenadores de curso, agregando cada vez mais parceiros na luta pela valorização da profissão.

No âmbito federal, lideranças como Célia Ribeiro e Ione Salem, participaram ativamente de Comissões de Avaliação do MEC para a evolução da qualidade dos cursos de Administração do país, o que tem se refletido nos indicadores de desempenho das IES.

Na lista de presidentes do CRA/RN, além de Ione Salem, ocuparam o cargo várias lideranças como Wilson Celandroni, João Bôsco Ribeiro, Kate Maciel, Genean Lisboa e Marcos Lael. O trabalho em equipe e a colaboração de muitos foram o alicerce para a construção de quase três décadas de história.

Valores do CRA

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Regional de Administração tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal; orientar, disciplinar e fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão de Administrador; organizar e manter o registro de Administrador e das empresas, entidades e escritórios que prestam serviços no campo profissional do Administrador; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65; expedir as Carteiras Profissionais dos Administradores; além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

Confira, abaixo, a composição do Plenário do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte:

Conselheiros Efetivos

» ZENÓBIO PEREIRA
» RODRIGO FORTUNATO DE OLIVEIRA
» KATE CUNHA MACIEL
» PABLO PHORLAN PEREIRA DE ARAÚJO
» NIVALDO PESSOA FILHO
» CÉLIA MARIA DA ROCHA RIBEIRO
» ISABELLA MENDONÇA DE SOUZA
» SANDRO CALAFANGE DE MAGALHÃES PACHECO
» JÚLIO CÉSAR RODRIGUES DE SOUZA

Conselheiros Suplentes

» DANIYEL FERREIRA DE MEDEIROS
» FRANCIGLEY VASCONCELOS DE AMORIM
» IÊDA ISABELLA DE LIRA SOUZA
» RICARDO NASCIMENTO RIBEIRO
» ANA ALZIRA AZEVÊDO DE SOUZA
» JOSELENO MARQUES
» KARLA DAYANE BEZERRA CRUZ
» ANDRÉ LEMOS ARAÚJO
» MIGUEL ROGÉRIO DE LIMA GURGEL

Áreas administrativas internas: 

Gerente Administrativo Financeira – Adm. Silvana Avelar
Coordenadora de Fiscalização – Adm. Tatiana Costa Pinto
Coordenadora de Registro – Adm. Suerda Maciel
Assessor Jurídico – André Medeiros
Assessora de Comunicação – Marilia Tinôco

Delegado da Seccional Mossoró – Adm. Júlio César Rodrigues

 

 

1. Adm. IONE MACEDO DE MEDEIROS SALEM

Gestão de 1989 a 1990.

2. Adm. WILSON CELANDRONI FLORES

Gestão de 1991 a 1992.

3. Adm. JOÃO BOSCO FREIRE RIBEIRO

Gestão de 1993

4. Adm. KATE CUNHA MACIEL

Gestão de 1994 a 1995.

5. Adm. GENEAN LISBOA NUNES

Gestão de 1996 a 1998.

6. Adm. MARCOS LAEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE

Gestão de 1999 a 2004.

7. Adm. IONE MACEDO DE MEDEIROS SALEM

Gestão de 2005 a 2012.

8. Adm. KATE CUNHA MACIEL

Gestão de 2013 a 2016.

9. Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende

Gestão de 2017 a 2018.

10. Adm. Zenóbio Pereira

Gestão de 2019.

10. Adm. Kate Cunha Maciel

Gestão de 2020.

Composição da nova Diretoria do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte, eleita e empossada em Reunião Plenária realizada no dia 07 de janeiro de 2019, para o biênio 2019/2020.

» Presidente: Adm. Kate Cunha Maciel
» Diretor de Fiscalização e Registro Profissional: Adm. Júlio César Rodrigues de Sousa
» Diretor Administrativo/Financeiro: Adm. Nivaldo Pessoa Filho
» Diretor de Formação Profissional: Adm. Rodrigo Fortunato de Oliveira
» Diretora de Desenvolvimento Institucional e Eventos: Adm. Isabella Mendonça de Souza Almeida

 

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:

OUVIDORIA