You are currently viewing Servidores do CRA-RN participam do ENAFIC

Servidores do CRA-RN participam do ENAFIC

O Conselho Federal de Administração está realizando uma série de eventos internos para unificar as ações do Sistema CFA/CRAs durante o ano de 2024.

Esta semana, de 09 a 12/04, está sendo realizado o Encontro Nacional dos responsáveis pelas áreas Administrativa, Financeira e Contábil e do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENAFIC / ENATIC), com a participação da gerente executiva do CRA-RN, Adm. Silvana Avelar, do contador Tallyson  Rodrigues e da administradora, Lidiane Pessoa.

Durante os dois primeiros dias foram apresentadas palestras e discussões sobre o e-social, auditoria, Governança, integridade e Compliance, compras públicas, gestão documental, centro de custos e sobre o SEI etc.

A palestra de abertura “Além dos números”, apresentada por Eduardo Rodrigues, da Lifemarking Consultoria em Liderança e Comportamento Organizacional, abordou, entre outras coisas, a importância da troca de ideias, atuação frente ao coração das pessoas/comportamento humano para o bom andamento dos processos e projetos, foco nos pontos fortes das pessoas, construção de pontes em vez de muros, gestão de conflitos, ecossistema de crescimento, união e colaboração.

O público presente também teve oportunidade de ouvir uma palestra do Ministro do TCU, Augusto Nardes

Outros temas relevantes vistos pelos participantes, foram a  “Importância do Planejamento das Aquisições Públicas”; diretrizes para a elaboração do PCA – Plano Anual de Contratações trazido mais enfaticamente pela Lei 14.133/2021 – Nova Lei de Licitações e Contratos; “Importância da Governança, Integridade e Transparência”; “Gestão documental e importância do SEI para a padronização dos processos”; além de informações sobre  definição e acompanhamento de indicadores que serão avaliados com os responsáveis pelas áreas Administrativa, Financeira e Contábil no próximo ENAFIC a ser realizado ainda no corrente exercício.       

Na parte contábil, foram destaque “A importância da implementação do sistema de custos no âmbito dos CRA’s e CFA” e a apresentação das Peculiaridades do E-social no âmbito dos conselhos profissionais.