You are currently viewing CRA-RN apresenta Plano de Fiscalização no Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs

CRA-RN apresenta Plano de Fiscalização no Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs

O Conselho Federal de Administração sediou o 1º Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs de 2024, dias 5 e 6 de março.

O CRA-RN foi representado pela coordenadora de Registro, Suerda Maciel e pelo Administrador Fiscal, Fábio Maia, no evento, realizado em formato híbrido para todos os regionais.

Esta edição teve como proposta a apresentação dos Planos de Fiscalização para o ano de 2024 dos CRAs, onde constam os tipos de fiscalização e segmentos em que cada um irá atuar, além de suas respectivas metas.

O Administrador Fiscal do CRA-RN, Fábio Maia, junto com a Coordenadora de Registro, Suerda Maciel, fizeram a apresentação do Plano do regional, relatando os principais projetos que serão desenvolvidos em 2024: higienizar o cadastro de pessoa jurídica; priorizar a cobrança de débitos em atraso; priorizar a Fiscalização de Pessoa Física que atua em área da Administração; incentivar a criação de cargos, em áreas da administração, junto aos municípios do estado; fiscalizar os cargos comissionados que atuam no campo da Administração; fiscalizar os 4 CNAES de grande atuação no estado, desenvolvido por empresas prestadoras de serviços e fiscalizar os contratos de licitações de prefeituras com objetos atrelados a área da administração.

Em relação à fiscalização de Pessoa Física, o fiscal relatou que foram identificados, através do sistema prospecta do CFA, mais de 2.400 profissionais atuando com o CBO de Administrador. “Então, nós colocamos como meta fiscalizar este pessoal para identificar se eles estão, de fato, atuando na área e, solucionar possíveis ilegalidades”, explicou.

Quanto ao projeto sobre inserção de Cargos Efetivos e Fiscalização de Cargos Comissionados na Gestão Municipal, Fábio informou que será uma das prioridades do exercício de 2024. “Vamos identificar um grupo de 40 municípios que, na sua estrutura de cargos, não tenham contemplado nenhum cargo na área de administração e, a partir daí, vamos apresentar uma minuta de Projeto de Lei para inserir este cargo na estrutura do município. Além disso, vamos orientar quanto à qualificação técnica na escolha de cargos comissionados, para que seja exigido o registro no conselho, no caso de contratação de profissional da área de administração”, esclareceu.

A participação dos servidores em eventos como o ENAF traz mais conhecimentos, que servirão para intensificar as ações de fiscalização e aprimorar os métodos aplicados por cada regional.

A coordenadora de Registro do CRA-RN, Suerda Maciel, destaca a importância de conhecer as práticas de outros conselhos. “É de extrema importância, porque nos proporciona a oportunidade de trocar experiências e conhecer as novidades, gerando um conhecimento profissional que em muito contribui para os bons resultados do nosso trabalho”, destacou.

O ENAF também contará com uma segunda edição prevista para o segundo semestre do ano. O objetivo é intensificar as ações de fiscalização e aprimorar todos os métodos aplicados. As ações garantem a atuação do profissional de administração registrado e proporciona mais oportunidades no mercado de trabalho.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CFA.