You are currently viewing Aluna do IFRN vence o “Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação” 2021

Aluna do IFRN vence o “Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação” 2021

A estudante Laís Stéphanie Bazílio da Silva, concluinte do curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFRN, conquistou o 1º lugar do Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação” Edição 2021, promovido pelo Conselho Federal de Administração-CFA.

O “Prêmio Guerreiro Ramos” visa estimular o desenvolvimento e o compartilhamento de práticas inovadoras de gestão e de pesquisas cientificas na área da Administração Pública, através do reconhecimento de trabalhos que sirvam de referência ou de inspiração para outras iniciativas capazes de transformar e melhorar continuamente a gestão pública brasileira.

O artigo de Laís, que teve como tema “A cadeia de valor da inovação na gestão em saúde: O caso LAIS”, foi o vencedor na categoria “Pesquisa Científica” e é fruto do Trabalho de Conclusão do Curso de Gestão Pública, que teve como orientadora da pesquisa, a professora e ex-conselheira do CRA-RN, Marli Tacconi.

Foi a professora Marli quem sugeriu que Laís se inscrevesse no Prêmio Guerreiro Ramos, já que havia uma intenção inicial de publicar artigos em revistas científicas. Então, foi feita a adaptação do TCC para o concurso.

O resultado final do concurso foi recebido com muita satisfação pela estudante. “É muito importante ter o trabalho reconhecido e me sinto muito honrada e feliz. Esse prêmio é um reconhecimento do meu esforço na vida profissional. Ao descobrir que sou a primeira do RN a receber esse prêmio me sinto muito feliz por tamanha responsabilidade de representar o RN a nível nacional. Isso demonstra o quanto o nosso estado tem gente competente, esforçada e dedicada na busca por concretizar sonhos e projetos!” comemorou Laís.

Como vencedora da categoria, a aluna receberá um prêmio no valor de R$ 2.500,00, um troféu e um selo de reconhecimento do CFA. A professora orientadora, Marli Tacconi receberá uma Menção Honrosa.

A pesquisa

Uma curiosidade interessante sobre o tema da pesquisa é que a aluna despertou para o trabalho do LAIS pelo fato do nome ser o mesmo dela, aliado ao desejo inicial de escrever um TCC sobre a área da saúde, das boas informações que obteve sobre laboratório e a admiração que passou a nutrir pelo importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição. Por ser referência em ciência, tecnologia e inovação no estado, com a plataforma “RN Mais Vacina”, foi definido, juntamente com a professora orientadora, que o trabalho seria sobre a inovação na área da saúde.

Na pesquisa, foram abordadas as três etapas da inovação: geração, conversão e difusão de uma ideia, tendo como base os projetos do LAIS para exemplificar cada fase. O foco principal foi demonstrar o quanto o laboratório gera valor para a saúde pública do RN. No desenvolvimento da pesquisa, foram entrevistados os pesquisadores do LAIS, Ricardo Valentim (Coordenador) e Kelson Medeiros.

Segundo a professora Marli, a principal contribuição do trabalho foi mostrar a importância de incorporar a inovação na estrutura das instituições públicas, para a melhoria de seus processos e serviços, pois há grandes problemas a serem solucionados, sendo a inovação uma importante ferramenta. “A pesquisa demonstrou, ainda, que é necessário investir na criação de políticas que fomentem as inovações, a ciência, pesquisa, o incentivo e a tecnologia, pois são instrumentos capazes de proporcionar mudanças necessárias para a sociedade” complementou.

No desenvolvimento da pesquisa,  estudante teve o apoio  do IFRN Natal Central e do LAIS/UFRN.

Currículo

Laís tem 26 anos, estudou parte do ensino médio e fundamental no Centro Educacional PH3, em Parnamirim. Fez ENEM em 2013 e entrou no curso de Comércio Exterior, no IFRN, em 2014. Concluiu em 2018 e, logo em seguida, fez o reingresso para Tecnologia em Gestão Pública.

Foi bolsista de iniciação científica, tem publicação em co-autoria em artigo e capítulo de livro e integra o Grupo de Pesquisa Estudos Organizacionais e Cooperação, do Campus Natal-Central do IFRN.

 

*Com informações do IFRN